sexta-feira, 7 de maio de 2010

Apresentação do Livro

Este Blog refere-se ao livro "A Construção Social da Cor", publicado pela Editora Vozes. Pretendemos abrir uma rede de diálogos sobre o livro, disponibilizando trechos do livro e motivando uma discussão sobre as questões abordadas pela obra.

As referências do livro são as seguintes:

título: "A Construção Social da Cor - desigualdade e diferença na formação da sociedade brasileira".
autor: José D'Assunção Barros
editora: Editora Vozes

O livro aborda o período que vai da formação do Escravismo Colonial até a Abolição da Escravatura, e segue depois analisando alguns desdobramentos contemporâneos (período da República) relativos às desigualdades e lutas contra as desigualdades no período escravocrata. A obra procura desenvolver vários assuntos, como a distinção entre a Escravidão Antiga e a Escravidão Moderna, já racializada e inserida no tráfico atlântico, e também a descaracterização de identidades ancestrais africanas em favor de uma Identidade Negra, seja para a montagem do sistema escravocrata, seja no que concerne às posteriores as lutas sociais contra este mesmo sistema. O livro parte de uma distinção conceitual entre “Desigualdade” e “Diferença”, e procura examinar como estas noções podem se interpenetrar para produzir sistemas de dominação.


Para quem estiver interessado em conhecer algo do livro "A Construção Social da Cor", estamos disponibilizando alguns capítulos do livro por e-mail. Podem pedir nos coments, ou pelo e-mail jose.d.assun@globomail.com

Um comentário: